loader image

Aconselhamento é dever de cada cristão

–  A Bíblia expressa que o aconselhamento é algo que Deus chama cada cristão a fazer, Deus provê recursos e a Sua suficiência  –

Quando falamos sobre aconselhar alguém, talvez algumas pessoas digam: “Ah, eu não tenho jeito para isso” ou “Ah, isso não é para mim”, por não ser uma tarefa fácil. Mas eu quero encorajar vocês aqui neste texto, mostrando que o aconselhamento é algo que Deus chama cada cristão a fazer, que recebemos recursos dEle para isso, tendo a confiança de que a nossa capacitação e suficiência vem dEle para poder aconselhar.

A Bíblia nos mostra que o aconselhamento é mandatório, está relacionado ao processo de restauração e que, na lei de Cristo, é esperado que levemos os fardos uns dos outros. Não se trata de algo unilateral, mas de algo que damos e recebemos também, em um processo a ser feito com mansidão e humildade:

“Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado. Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo”. – Gálatas 6:1-2

 

Prontos a responder

A Bíblia também fala que precisamos encorajar e aconselhar todos os dias, sendo “hoje” o tempo de ajudar os outros:

“Encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama “hoje”, de modo que nenhum de vocês sejam endurecidos pelo engano” – Hebreus 3:13

Às vezes, quando menos se espera, aparece alguém perto de nós, precisando de encorajamento e, às vezes, de uma exortação. Por isso devemos estar sempre preparados, tanto psicologicamente, como espiritualmente, sabendo que temos esse chamado.

 

Poder e responsabilidade

A boa notícia é que Deus não somente nos chamou, mas nos deu recursos para isso: as Sagradas Escrituras, o Espírito Santo e o corpo de Cristo. A base do nosso aconselhamento é a Palavra de Deus, que restaura a esperança e alegria das pessoas. Quando ajudamos alguém, estamos trazendo restauração espiritual em sua vida, através da Bíblia:

“A lei do Senhor é perfeita, e restaura a alma, o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria ao simples. Os preceitos do Senhor são retos, e alegram o coração; o mandamento do Senhor é pura e ilumina os olhos. O temor do Senhor é límpido, e permanece para sempre, os juízos do Senhor são verdadeiros e todos igualmente justos.” – Salmos 19:7-9

Sabendo disso, podemos também adquirir a confiança de que a nossa capacitação e suficiência vem de Deus. Ele nos usa para levar o Espírito Santo vivificante para a vida de alguém, por meio do nosso viver e de nossa ajuda às pessoas:

Nossa capacidade vem de Deus, que nos fez ministros de uma nova aliança, pelo espírito que vivifica”. – 2 Co 3:4, 5

 

Em resumo

Mas, precisamos lembrar que, acima de tudo, é Ele, e não nós, quem deseja salvar alguém e tem o poder para fazer isso. Cabe a nós, então, nos instruirmos e equiparmos com os recursos que Ele nos deu, para podermos aconselhar as pessoas ao nosso redor com a atitude certa, cheios de bondade, confiando de que é Ele o responsável por completar a obra:

“Meus irmãos, eu mesmo estou convencido de que vocês estão cheios de bondade e plenamente instruídos, sendo capazes de aconselhar-vos uns aos outros.” – Romanos 15:14

Mais Barnabés deseja ajudar vocês nesse processo de instrução e capacitação para o aconselhamento bíblico. Quer saber mais? Clique aqui e acesse informações sobre os nossos cursos e eventos.

Share This Post

Carrinho de compras
Rolar para cima